Câncer de Mama em Cadelas e Gatas: Entenda a Doença e Saiba como Prevenir no Outubro Rosa Pet

Eu como médica veterinária, mas também como dona de pet, venho alertar você sobre o câncer de mama em cadelas e gatas: entenda a doença e saiba como prevenir no Outubro Rosa Pet. Sabe por que?

Porque essa menina aí na foto sou eu, com a minha cadelinha Lory. A Lory teve câncer de mama porque na época a gente não tinha conhecimento sobre como prevenir corretamente a doença. No dia 4 de setembro de 2012, a gente perdeu a batalha contra o câncer de mama. E é por isso que eu estou aqui, para você não passar o mesmo com a sua cadelinha ou com a sua gatinha! <3

1. O que é o Outubro Rosa Pet?

O Outubro Rosa Pet é o mês de conscientização e combate do câncer de mama em cadelas e em gatas, doença que tem acometido muitas fêmeas atualmente.

Por isso, o objetivo do Outubro Rosa Pet é difundir as informações sobre o câncer de mama para auxiliar os tutores na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, garantido a proteção das suas pets.

2. Por que é tão importante prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?

Porque entre todos os tipos de câncer, o câncer de mama é o primeiro tipo mais comum em cadelas e o terceiro tipo mais comum em gatas!

Para as cadelas, o câncer de mama representa 52% de todos os tipos de câncer que acometem as fêmeas da espécie e entre 50 a 70% destes tumores são malignos.

Já para as gatas, o câncer de mama representa 17% de todos os tipos de câncer que acometem as fêmeas da espécie e entre 80 a 90% destes tumores são malignos.

3. Quais são as causas do câncer de mama em cadelas e gatas?

O câncer de mama é considerado uma doença multifatorial, ou seja, ele pode ser causado por vários fatores, como:

3.1 Fatores hormonais

A grande maioria dos tumores de mama são hormônio-dependentes, ou seja, o estímulo dos hormônios produzidos pelos ovários, que são a progesterona e o estrogênio, influencia o desenvolvimento de tumores na glândula mamária. Por isso, a castração é fundamental para prevenir a doença, como veremos daqui a pouco.

3.2 Fatores genéticos

Algumas mutações no DNA da célula podem ativar oncogenes (genes relacionados ao aparecimento de tumores), inativar genes supressores de tumores ou alterar a expressão de genes, levando ao surgimento do tumor de mama.

3.3 Fatores nutricionais

A dieta com muita gordura e a condição corporal obesa podem favorecer o desenvolvimento do tumor de mama.

4. Existe predisposição para o câncer de mama em cadelas e gatas?

Cadelas e gatas de qualquer idade e de qualquer raça ou sem raça definida podem ser afetadas pelo câncer de mama!

Porém, existe uma predisposição maior para as fêmeas de meia idade e idosas em relação às fêmeas mais jovens.

Também existe uma predisposição maior para algumas raças, que para as cadelas são as raças Poodle, Shih Tzu, Dachshund, Yorkshire, Maltês, Cocker Spaniel, Boxer e Pastor Alemão, e para as gatas é a raça Siamês.

5. Quais são os sinais clínicos do câncer de mama em cadelas e gatas?

O sinal clínico mais característico do câncer de mama em cadelas e gatas  é a presença de um ou de múltiplos nódulos de tamanhos variados na região das mamas.

Algumas fêmeas podem apresentar sinais clínicos inespecíficos, como apatia, perda de apetite e perda de peso, por exemplo.

Os tumores malignos, que como vimos são a maioria, podem se disseminar para outros locais do corpo por meio das metástases, como por exemplo, para linfonodos, pulmões, rins, fígado, cérebro e ossos.

No caso da Lory, o câncer de mama fez metástase nos rins, o que provocou um quadro de falência renal. Como médica veterinária, acompanhei o caso de uma outra cadelinha que o câncer de mama fez metástase no cérebro, o que provocou um quadro de convulsões

6. Como é o diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas?

O diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas é realizado pelo histórico e exame clínico e físico do paciente com inspeção e palpação cuidadosas das mamas.

Também são necessários exames complementares de imagem, como radiografia e ultrassonografia, para a pesquisa de metástase em outros órgãos.

O diagnóstico definitivo é realizado com o exame de biópsia, o qual consiste na coleta de material do tumor e a sua análise em microscópio, permitindo assim identificar o tipo e o grau do tumor, o que é fundamental para estabelecer o estágio da doença, determinar o prognóstico e definir o tratamento de cada paciente.

7. Como é o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas?

Geralmente, o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas é realizado com a remoção cirúrgica do tumor, que pode ou não ser associada à quimioterapia.

A escolha da técnica cirúrgica dependerá da localização, do tamanho e do grau do tumor. De acordo com cada caso, é possível realizar a remoção do nódulo, da mama, de algumas mamas, de uma cadeia mamária ou das duas cadeias mamárias. 

Porém, existe um tipo de tumor mama maligno, classificado como carcinoma inflamatório, que não tem indicação cirúrgica e tem um prognóstico muito desfavorável.

Importante: o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento! Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais chance o tratamento tem de ser eficaz.

8. Como prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?

Chegamos na parte mais importante do nosso post: a prevenção é a melhor forma de combater o câncer de mama. Veja agora fazer isso!

8.1 Fazer a castração das cadelas e gatas antes do primeiro cio

Como a gente viu anteriormente, a grande maioria dos tumores de mama é hormônio-dependente, ou seja, o estímulo dos hormônios produzidos pelos ovários, que são a progesterona e o estrogênio, influencia o desenvolvimento de tumores na glândula mamária.

A castração, por sua vez, consiste na remoção do útero e dos ovários e com isso  interrompe a liberação desses hormônios. E quanto mais cedo a liberação desses hormônios for interrompida, menos tempo de ação eles terão no organismo, reduzindo o risco de câncer de mama.

É comprovado cientificamente que quanto mais cedo a castração for realizada, menor é o risco de desenvolvimento de tumor de mama:

Prevenindo o câncer de mama em cadelas e gatas
Câncer de mama em cadelas e gatas: menor risco quanto mais cedo a castração for realizada

8.2 Nunca usar anticoncepcionais em cadelas e gatas

Alguns donos optam por não realizar a castração e, para evitar a gravidez, oferecem anticoncepcionais para as suas cadelas e gatas. Porém, essa prática é extremamente perigosa!

Mais uma vez, como a gente já viu, a grande maioria dos tumores de mama é hormônio-dependente. E os anticoncepcionais são nada mais nada menos que HORMÔNIOS!

Dessa forma, os anticoncepcionais aumentam em até 3 vezes o risco de desenvolvimento de tumor de mama em cadelas e gatas, por isso nunca ofereça esses medicamentos para a sua pet!

8.3 Palpar as mamas das cadelas e gatas

Assim como é importante para as mulheres realizarem o exame de toque com a palpação, também é importante palpar as mamas e a região ao redor das mamas das nossas pets para tentar detectar algum nódulo.

Se algum nódulo for detectado, por menor que ele seja, é necessário procurar o atendimento veterinário imediato!

Atenção: a prática da palpação das mamas não substitui o acompanhamento veterinário!

8.4 Levar as cadelas e gatas para consultas periódicas com o médico veterinário

As consultas periódicas com o médico veterinário são fundamentais para que o profissional avalie o paciente e realize exames de rotina a fim de identificar precocemente alterações que podem indicar o câncer de mama.

A frequência ideal para o check up em cães e gatos é anual para animais adultos e semestral para animais idosos.

Lembrando que quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maior é a chance de sucesso do tratamento!

8.5 Oferecer uma dieta balanceada e estimular a prática de exercícios físicos para cadelas e gatas

Como a gente também viu, a dieta com muita gordura e condição corporal obesa podem favorecer o desenvolvimento do tumor de mama.

Por isso, oferecer uma dieta balanceada e saudável e estimular a prática de atividades físicas é muito importante para evitar o câncer de mama nas nossas pets!

Agora você já sabe porque é tão importante prevenir o câncer de mama e também já sabe como fazer isso! Mas ainda tem pessoas que não sabem.

Então, me ajuda a transmitir a informação para o maior número de pessoas e a proteger o maior número de bichinhos! Faça parte do Outubro Rosa Pet e ajude na conscientização e no combate ao câncer de mama em cadelas e gatas compartilhando esse post e seguindo as dicas de prevenção para a sua pet! 🙂

Se você é de Porto Alegre e deseja solicitar um atendimento veterinário domiciliar, pode me chamar aqui! E para saber quais são as vantagens de chamar um veterinário em casa para você e para o seu pet, dá uma olhadinha aqui!